Autocad Completo

O AutoCAD é um software criado para materializar o desenvolvimento de projetos gráficos. Sendo considerado o líder de mercado em seu segmento é utilizado por Engenheiros de todas as áreas, Arquitetos, Projetistas ou mesmo por quem deseja realizar um pequeno projeto para fins próprios.


Objetivo: o curso terá como foco o ambiente do programa, suas ferramentas de desenho e como usá-las em projetos técnicos. Ao longo do curso será apresentado teorias e em seguida, aplicações em exercícios propostos. Os exercícios alternam desde desenhos de mecânica e arquitetura, para que pratique os comandos nessas duas modalidades, entre outras.


Público Alvo: o curso destina-se a engenheiros, arquitetos, desenhistas, copistas ou interessados em ingressar na área de desenho técnico, afim de desenvolver projetos usando o computador, para ganhar tempo, precisão e qualidade na apresentação de seus trabalhos.

Conteúdo Programático


Introdução: Sobre o AutoCAD, Ativar o AutoCAD, Interface Gráfica, Workspaces.


Conceitos Básicos: Configurar espaço de trabalho, Unidade de Medida do desenho,

Coordenadas: Absoluta, Relativa e Polar, Funções do Teclado, Comandos de visualização com Zoom e Pan.

 

Métodos de Seleção: Entidades brilham, Métodos de seleção: Window, Window Polygon, Crossing e Crossing Polygon, Fence, Excluir objetos da seleção, Quick Select.


Comandos de Desenho: Line, Ray, Construction Line, Polyline, Polygon, Rectangle, Arc, Circle, Donut, Ellipse, Table, Point, Hatch, Gradient, Revision Cloud, Sketch.
Comandos de Edição: Erase, Copy, Mirror, Offset, Array, Move, Rotate, Scale, Stretch, Lengthen, Trim, Extend, Break, Break at Point, Chamfer, Fillet, Explode, Draw Order, Edit Polylin, Join, Isolate Objects.


Comandos de Texto: Single Line Text, Multiline Text, Mtext Columns, Mtext Background Mask, Mtext Line Spacing, Mtext Symbol, Text Style, Tab Text Editor.


Comandos de Tabela: Table e suas configurações.


Comandos de Dimensão: Linear, Aligned, Arc Length, Ordinate, Radius, Jogged, Diameter, Angular, Quick Dimension, Baseline, Continue,Tolerance, Center, Mark, Inspection, Jogged Line, Dimension Space, Dimension Break, Baseline Spacing, Dimension Edit, Dimension Text Edit, Override, Update, Dim Style Control e Dimension Style.


Multileader: Multileader Style Manager, Comandos: Multileader, Add Leader, Remove Leader, Multileader Aign, Multileader Collect.

 

Comandos Auxiliares: Temporary Track Point, From, Endpoint,Midpoint, Mid Between 2 Points, Intersection, Apparent Intersection, Extension, Center, Quadrant, Tangent, Perpendicular, Parallel, Insert, Node, Nearest, None, Object Settings.


Recursos Auxiliares: Snap Mode, Grid Display, Ortho Mode, Polar Tracking, Object Snap Tracking, Object Snap, Show/Hide Lineweight, Transparency, Dynamic Input.
Função dos Grips


Propriedades dos Objetos: Paleta Properties, Object Color, Lineweight, Linetype Manager, Global scale factor, Transparency, List.


Layers: Paleta Layer Properties Manager (Status, Name, On, Freeze, Lock, Color, Linetype, Lineweight, Transparency, Plot Style, Plot, Description, New Layer, Delete Layer e Set Current). Definir os objetos nos devidos layers; Mover objetos de um layer para outro; Configurar esmaecimento de um layer bloqueado; Transparência em layers. Barras de Ferramentas: Standard, Styles, Workspaces, Layers, Properties, Draw, Modify, Object Snap, Barra de Status, Draw Order, Inquiry, Dimension.
Mensurar Desenho: Measure: Distance, Radius, Area, Volume.

Conteúdo Programático

 

Desenhos Isométricos: Configurar área de trabalho. Elipses isométricas. Utilização do Dynamic Input. Dimensionar desenho isométrico.Comandos de Desenho: Multiline, Point, Inserção e Formatação de Tabelas, Spline para criação de curvas de nível.

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Recursos e Comandos para Gerenciamento de Arquivos: Usando o comando Shell para criação de pastas. Trabalhando com o Tool Palettes para inserir Blocos Dinâmicos. Paleta DesignCenter para reaproveitar blocos e estilos de outros arquivos em um novo projeto. Verificação Ortográfica. Localizar & Substituir. Quick Properties. QuickCalc; Seleção de objetos via Quick Select.

 

Área de Transferência: Copiar desenho como imagem bitmap e vetor.

 

Blocos: Criação e edição bloco para inserção em projetos. Comportamento dos blocos em layers diferentes. Exportando blocos em arquivos externos. Criação de uma biblioteca de blocos. Definindo ponto base do bloco. Inserção de arquivos externos como bloco.

 

Annotative: Criar e trabalhar com estilos annotatives: cotas, hachuras, texto. Atribuir escalas annotatives em objetos. Escala a de anotação (Annotation Scale) e seus recursos (Annotation Visible, Automatically Add Scales). Plotagem: Unidade de medida do desenho. Plotagem no Model Space e Paper Space (Layout), gerando impressão em papel. Instalando plotters para criação de arquivos PLT e PDF. Criação de Estilos de Plotagem (Penas).

 

Layout: Inserção e Exclusão de Layouts. Configuração do Layout em diversos tamanhos de folha e alteração das margens. Criação de molduras, legendas e carimbo. Definindo atributos fixos e variáveis, inserção de imagem para compor o carimbo. Definindo Viewport e atribuindo escala ao desenho via Zoom Scale e Viewport Scale. Bloquear Viewport. Congelar layers no Viewport ativo.

 

Template (Modelo): Salvando o Layout como um Template para aplicá-los em projetos existentes e futuros.

 

XREF: Visão Geral, Anexando arquivos externos. Notificação de XREF anexado ao arquivo, Paleta External References. Comando XBIND. Converter XREF em bloco LOCAL (Binnd x Insert).

 

Options: Files, Display, Open and Save, Plot and Publish, System, User Preferences, Drafting, 3D Modeling, Selection, Profiles.

 

Salvar arquivo em versão anterior

Comandos para Manipulação de Arquivos: Serão vistos comandos para recuperação de arquivos corrompidos, reparação de erros, eliminação de objetos sobrepostos, redução do tamanho do arquivo, além de excluir estilos e blocos que não foram utilizados, assim, reduzindo o tamanho do arquivo. Esses comandos são Recover, Audit, Overkill e Purge.
Introdução ao Ambiente 3D: O que é um modelo 3D. Sombreamento e Renderização. Dimensão no Eixo Z. Visualização em 3D. Volume de objetos em 3D. Plotar desenho 3D. Retornar a vista 2D.

Conteúdo Programático

 

Conceitos Básicos: Nova interface; Coordenadas tridimensional, cilíndrica, esférica; Thickness; 3D Views; Modelos 3D; Alterar posição do Eixo Z; Ferramentas Orbit: Orbit, Free Orbit, Continuous Orbit; Sistemas de Coordenadas UCS; Diferença entre modelos sólidos e superfícies; Selecionar arestas.

Navegação e Visualização: Navigation Bar: SteeringWheels, Pan, Zoom Extents, Orbit, ShowMotion; Vistas Predefinidas; ViewCube: Modos de Perspectivas, Parallel, Perspective, Perspective with Ortho Faces; View Controls; View Style Controls; Viewports; Viewpoint Presents; Visual Style: 2D Wireframe, Wireframe, Hidden, Realistic, Conceptual, Shaded, Shaded with Edges, Shades of Gray, Sketchy, X-ray; UCS: Opções de UCS: Origin, Z Axis Vector, 3 Point, Object, Face, View, Previous, World, X, Y, Z.

Sólidos 3D: Box; Wedge; Cylinder; Sphere; Torus; Cone; Pyramid; Propriedades Isolines e Facetres; Planar Surface; Helix; Extrude; 3D Polyline; Polysolid; Revolve; Sweep; Loft; Presspull.

Superfícies 3D [ Meshes ]: Revolved Mesh; Tabulated Mesh; Ruled Mesh; Edge Mesh; 3DFace; Objectos Mesh: Box; Pyramid; Wedge; Dome; Dish; Sphere; Cone; Torus; Mesh; Parâmetros Surftab1 e Surftab2; Convert to Smooth Surface; Convert to Smooth Solid; Convert to Faceted Surface; Convert to Faceted Solid; Smooth More.

Edição de Modelos e Sólidos: 3D Move; Gizmo; Grips; Properties; 3D Rotate; 3D Mirror; 3D Array; Align; 3D Align; Chamfer; Fillet; Union; Subtract; Intersect; Selection Preview; Trabalhando com Grips; Ferramentas Auxiliares; 3D Object Snap; Dynamic UCS.

Renderização: Render; Render Region; Render Window; Configurações Avançadas; Ajuste de Exposição; Configurar Ambiente; Render Presets; Salvar Imagem Renderizada como Arquivo Externo.

Materiais: Paletas Materials Browser, Materials Editor e Texture Editor; Aplicar, Criar, Duplicar, Renomear e Excluir Material; Material Mapping: Planar, Box, Cylindrical, Spherical; Background: Solid, Gradient, Image, Syn & Sky.

Iluminação: Características da Luz; Iluminar Cena; PointLight; SplotLight; DistantLight; Paleta Lights in Model; Paleta Sun Properties; Geographic Location (localização geográfica do projeto).

Cortes e Vistas: Camera; Dview; Section Plane: Gerar bloco 2D/3D a partir do corte, Exportar como arquivo externo, Apagar Plano de Corte; Slice; View Base e seus recursos: Project View, View Detail, View Section.

Animação: ShowMotion; Aplicar Transição nas Instâncias; Animation Motion Path; Criar Caminho (Path) para a Camera; Criar e Salvar como Arquivo de Filme.

Layout e Plotagem

Arquitetura Profissional

O AutoCAD é um software criado para materializar o desenvolvimento de projetos gráficos. Sendo considerado o líder de mercado em seu segmento é utilizado por Engenheiros de todas as áreas, Arquitetos, Projetistas ou mesmo por quem deseja realizar um pequeno projeto para fins próprios.


Objetivo: o curso terá como foco o ambiente do programa, suas ferramentas de desenho e como usá-las em projetos técnicos. Ao longo do curso será apresentado teorias e em seguida, aplicações em exercícios propostos. Os exercícios alternam desde desenhos de mecânica e arquitetura, para que pratique os comandos nessas duas modalidades, entre outras.


Público Alvo: o curso destina-se a engenheiros, arquitetos, desenhistas, copistas ou interessados em ingressar na área de desenho técnico, afim de desenvolver projetos usando o computador, para ganhar tempo, precisão e qualidade na apresentação de seus trabalhos.

Conteúdo Programático


Introdução: Sobre o AutoCAD, Ativar o AutoCAD, Interface Gráfica, Workspaces.


Conceitos Básicos: Configurar espaço de trabalho, Unidade de Medida do desenho,

Coordenadas: Absoluta, Relativa e Polar, Funções do Teclado, Comandos de visualização com Zoom e Pan.

 

Métodos de Seleção: Entidades brilham, Métodos de seleção: Window, Window Polygon, Crossing e Crossing Polygon, Fence, Excluir objetos da seleção, Quick Select.


Comandos de Desenho: Line, Ray, Construction Line, Polyline, Polygon, Rectangle, Arc, Circle, Donut, Ellipse, Table, Point, Hatch, Gradient, Revision Cloud, Sketch.
Comandos de Edição: Erase, Copy, Mirror, Offset, Array, Move, Rotate, Scale, Stretch, Lengthen, Trim, Extend, Break, Break at Point, Chamfer, Fillet, Explode, Draw Order, Edit Polylin, Join, Isolate Objects.


Comandos de Texto: Single Line Text, Multiline Text, Mtext Columns, Mtext Background Mask, Mtext Line Spacing, Mtext Symbol, Text Style, Tab Text Editor.


Comandos de Tabela: Table e suas configurações.


Comandos de Dimensão: Linear, Aligned, Arc Length, Ordinate, Radius, Jogged, Diameter, Angular, Quick Dimension, Baseline, Continue,Tolerance, Center, Mark, Inspection, Jogged Line, Dimension Space, Dimension Break, Baseline Spacing, Dimension Edit, Dimension Text Edit, Override, Update, Dim Style Control e Dimension Style.


Multileader: Multileader Style Manager, Comandos: Multileader, Add Leader, Remove Leader, Multileader Aign, Multileader Collect.

 

Comandos Auxiliares: Temporary Track Point, From, Endpoint,Midpoint, Mid Between 2 Points, Intersection, Apparent Intersection, Extension, Center, Quadrant, Tangent, Perpendicular, Parallel, Insert, Node, Nearest, None, Object Settings.


Recursos Auxiliares: Snap Mode, Grid Display, Ortho Mode, Polar Tracking, Object Snap Tracking, Object Snap, Show/Hide Lineweight, Transparency, Dynamic Input.
Função dos Grips


Propriedades dos Objetos: Paleta Properties, Object Color, Lineweight, Linetype Manager, Global scale factor, Transparency, List.


Layers: Paleta Layer Properties Manager (Status, Name, On, Freeze, Lock, Color, Linetype, Lineweight, Transparency, Plot Style, Plot, Description, New Layer, Delete Layer e Set Current). Definir os objetos nos devidos layers; Mover objetos de um layer para outro; Configurar esmaecimento de um layer bloqueado; Transparência em layers. Barras de Ferramentas: Standard, Styles, Workspaces, Layers, Properties, Draw, Modify, Object Snap, Barra de Status, Draw Order, Inquiry, Dimension.

 

Mensurar Desenho: Measure: Distance, Radius, Area, Volume.

Conteúdo Programático

 

Desenhos Isométricos: Configurar área de trabalho. Elipses isométricas. Utilização do Dynamic Input. Dimensionar desenho isométrico.Comandos de Desenho: Multiline, Point, Inserção e Formatação de Tabelas, Spline para criação de curvas de nível.

 

Recursos e Comandos para Gerenciamento de Arquivos: Usando o comando Shell para criação de pastas. Trabalhando com o Tool Palettes para inserir Blocos Dinâmicos. Paleta DesignCenter para reaproveitar blocos e estilos de outros arquivos em um novo projeto. Verificação Ortográfica. Localizar & Substituir. Quick Properties. QuickCalc; Seleção de objetos via Quick Select.

 

Área de Transferência: Copiar desenho como imagem bitmap e vetor.

 

Blocos: Criação e edição bloco para inserção em projetos. Comportamento dos blocos em layers diferentes. Exportando blocos em arquivos externos. Criação de uma biblioteca de blocos. Definindo ponto base do bloco. Inserção de arquivos externos como bloco.

 

Annotative: Criar e trabalhar com estilos annotatives: cotas, hachuras, texto. Atribuir escalas annotatives em objetos. Escala a de anotação (Annotation Scale) e seus recursos (Annotation Visible, Automatically Add Scales). Plotagem: Unidade de medida do desenho. Plotagem no Model Space e Paper Space (Layout), gerando impressão em papel. Instalando plotters para criação de arquivos PLT e PDF. Criação de Estilos de Plotagem (Penas).

 

Layout: Inserção e Exclusão de Layouts. Configuração do Layout em diversos tamanhos de folha e alteração das margens. Criação de molduras, legendas e carimbo. Definindo atributos fixos e variáveis, inserção de imagem para compor o carimbo. Definindo Viewport e atribuindo escala ao desenho via Zoom Scale e Viewport Scale. Bloquear Viewport. Congelar layers no Viewport ativo.

 

Template (Modelo): Salvando o Layout como um Template para aplicá-los em projetos existentes e futuros.

 

XREF: Visão Geral, Anexando arquivos externos. Notificação de XREF anexado ao arquivo, Paleta External References. Comando XBIND. Converter XREF em bloco LOCAL (Binnd x Insert).

 

Options: Files, Display, Open and Save, Plot and Publish, System, User Preferences, Drafting, 3D Modeling, Selection, Profiles.

 

Salvar arquivo em versão anterior

Comandos para Manipulação de Arquivos: Serão vistos comandos para recuperação de arquivos corrompidos, reparação de erros, eliminação de objetos sobrepostos, redução do tamanho do arquivo, além de excluir estilos e blocos que não foram utilizados, assim, reduzindo o tamanho do arquivo. Esses comandos são Recover, Audit, Overkill e Purge.

 

Introdução ao Ambiente 3D: O que é um modelo 3D. Sombreamento e Renderização. Dimensão no Eixo Z. Visualização em 3D. Volume de objetos em 3D. Plotar desenho 3D. Retornar a vista 2D.

O Autodesk Revit Architecture é um software que permite criar e manter os projetos (arquitetônicos, estruturais e de instalações) consistentes, completos e funcionais em relação à execução de suas etapas.

 

Conteúdo Programático:

Introdução

Introdução ao Revit; O que é o BIM?; Interface do programa; Zoom

 

Projeto

Criando um projeto; Alterando unidades de medidas; Níveis; Eixos; Templates.

 

Paredes

Criando paredes; Paleta Properties; Option Bar; Modificando Paredes; Cotas; Estilo Visual; Notas de Texto; Dimension Style.

 

Ferramentas de Edição

Comando Copy; Rotate; Mirror; Offset; Trim; Align; Move; Scale; Split; Array.

 

Portas e Janelas

Inserindo portas e janelas; Criando novos tipos de portas e janelas; Carregando tipos de portas e janelas; ViewCube; Purge.

 

Pisos e Forros

Conhecendo os comandos Floor e Ceiling; Seleção de Objetos; Ocultar e Isolar elementos e categorias.

 

Telhados e Terrenos

Criando Telhados; Editando Telhados; Planos de Referência; Criando Terrenos; Importando arquivos CAD; TopoSurface; Building Pad.

 

Materiais

Manipulando Materiais; Biblioteca de Materiais; Ferramenta Paint.

 

Aberturas

Criando aberturas em pisos e forros; Editando perfis de paredes; Criação de Shaft.

 

Parede de Vidro

Curtain Wall; Grids e Mullions; Editando os perfis dos Mullions.

 

Escadas, Rampas e Guarda-corpo

Criando escadas por croqui e por componentes; Propriedades das escadas; Criando Rampas; Manipulando Guarda-corpo.

 

Componentes e Cortes

Inserindo família de componentes no projeto; Criando Cortes.

 

Ambientes e Tabelas

Etiquetas de Ambientes; Legendas de Cores; Tabela de Ambientes; Identificadores de Categorias; Planos de Corte; Tabelas de Janelas e Portas.

 

Pranchas (Sheets)

Preparando o projeto para impressão; Inserindo as folhas no projeto; Editando as folhas.

Introdução:

Conhecendo a interface, Face Style, Standart Views e Parallel Projection.

 

Ferramentas de visualização:

Aprendendo a manusear a área de trabalho com as ferramentas Zoom, Pan, Orbit, Previews e Next.

 

Desenhando com o SketchUp:

Ferramentas de desenhos, trabalhando com medidas exatas com as ferramentas Rectangle, Arc, Freehand, Polygon e Line.

 

Ferramentas de Alteração:

Offset, Push/Pull, Rotate, Scale, Fallowme e Mirror.

 

Ferramenta Move:

Ferramenta Move e suas funções adicionais.

 

Ferramentas de Medidas:

Trabalhando com ferramentas de dimensão e configuração de eixos: Tape Measure, Protractor, Axes e Dimension.

 

Ferramentas de Texto e Texto 3D:

Criando cotas e trabalhando com textos especiais: Dimension, Text e 3D Text.

 

Organizando o Projeto:

Criando componentes e grupos otimizando o fluxo de trabalho.

 

Aplicação de Materiais e Biblioteca Online:

Aplicando materiais no projeto, trabalhando com a biblioteca online 3Dwarehouse.

 

Sombras e Cenas:

Aplicando sombras (Shadows) e criando vídeos através das cenas.

 

Impressão e layout:

Exportando arquivo para o Layout, criando vistas e configurando a impressão.

 

Desenvolvendo um Projeto:

Aplicação das ferramentas aprendidas no decorrer do curso, criando um projeto para demonstração através de vídeo.

O curso tem por objetivo familiarizar  o usuário de 3D Studio, com todos os recursos fundamentais para a criação de maquetes eletrônicas (modelos tridimensionais) e conceitos de animação, tornando-o apto a utilizar toda a gama de comandos 3D, aproveitando as inúmeras vantagens deste poderoso software.

Conceitos Básicos:

– Módulos do Programa – Menus – Interface – Terminologia

 

3D Editor:

– Criação de objetos – Modificação de objetos – Exibição de objetos – Montagem de cena – tridimensional – Aplicação de materiais – Luzes (omni/ambient/spot) – Abrangência – projeção, sombras – (ray trace/cast shadows) – exclusão de objetos – overshot – multiplier – câmeras – renderização da imagem – mapeamento de materiais – atmosfera/background

 

2D Shaper:

– criação de geometria fundamental – criação de polígonos simples – ajuste de polígonos – ajuste de segmentos – ajuste de vértices – edição de objetos 2D – eixos local/global – seleção de objetos

 

3D Lofter

– paths – shapes – controle de steps – controle de vértices – ajuste de escala – comandos de visualização – mapeamento de objetos complexos – grids de deformação – criação de objetos complexos em 3D

 

Keyframer:

– criação de animações – paths – carregar arquivos dxf – waltrough – preview – place pivot – hierarchy – links – dummy – video post – track info – key info – movimento associados – controle de frames – composição de imagens/animações – edição de polylines

 

Materials Editor:

– criação de materiais – texturas – máscaras – transparência – reflexão – material decal x tile – tipos de materiais – efeito (texturas, relevo, reflexão, opacidade, etc.) – biblioteca de materiais

Maquetes Eletrônicas

Introdução:

Conhecendo a interface, Face Style, Standart Views e Parallel Projection.

 

Ferramentas de visualização:

Aprendendo a manusear a área de trabalho com as ferramentas Zoom, Pan, Orbit, Previews e Next.

 

Desenhando com o SketchUp:

Ferramentas de desenhos, trabalhando com medidas exatas com as ferramentas Rectangle, Arc, Freehand, Polygon e Line.

 

Ferramentas de Alteração:

Offset, Push/Pull, Rotate, Scale, Fallowme e Mirror.

 

Ferramenta Move:

Ferramenta Move e suas funções adicionais.

 

Ferramentas de Medidas:

Trabalhando com ferramentas de dimensão e configuração de eixos: Tape Measure, Protractor, Axes e Dimension.

 

Ferramentas de Texto e Texto 3D:

Criando cotas e trabalhando com textos especiais: Dimension, Text e 3D Text.

 

Organizando o Projeto:

Criando componentes e grupos otimizando o fluxo de trabalho.

 

Aplicação de Materiais e Biblioteca Online:

Aplicando materiais no projeto, trabalhando com a biblioteca online 3Dwarehouse.

 

Sombras e Cenas:

Aplicando sombras (Shadows) e criando vídeos através das cenas.

 

Impressão e layout:

Exportando arquivo para o Layout, criando vistas e configurando a impressão.

 

Desenvolvendo um Projeto:

Aplicação das ferramentas aprendidas no decorrer do curso, criando um projeto para demonstração através de vídeo.

O curso tem por objetivo familiarizar  o usuário de 3D Studio, com todos os recursos fundamentais para a criação de maquetes eletrônicas (modelos tridimensionais) e conceitos de animação, tornando-o apto a utilizar toda a gama de comandos 3D, aproveitando as inúmeras vantagens deste poderoso software.

Conceitos Básicos:

– Módulos do Programa – Menus – Interface – Terminologia

 

3D Editor:

– Criação de objetos – Modificação de objetos – Exibição de objetos – Montagem de cena – tridimensional – Aplicação de materiais – Luzes (omni/ambient/spot) – Abrangência – projeção, sombras – (ray trace/cast shadows) – exclusão de objetos – overshot – multiplier – câmeras – renderização da imagem – mapeamento de materiais – atmosfera/background

 

2D Shaper:

– criação de geometria fundamental – criação de polígonos simples – ajuste de polígonos – ajuste de segmentos – ajuste de vértices – edição de objetos 2D – eixos local/global – seleção de objetos

 

3D Lofter

– paths – shapes – controle de steps – controle de vértices – ajuste de escala – comandos de visualização – mapeamento de objetos complexos – grids de deformação – criação de objetos complexos em 3D

 

Keyframer:

– criação de animações – paths – carregar arquivos dxf – waltrough – preview – place pivot – hierarchy – links – dummy – video post – track info – key info – movimento associados – controle de frames – composição de imagens/animações – edição de polylines

 

Materials Editor:

– criação de materiais – texturas – máscaras – transparência – reflexão – material decal x tile – tipos de materiais – efeito (texturas, relevo, reflexão, opacidade, etc.) – biblioteca de materiais

Planejamento de Projetos

Introdução:

Conhecendo a interface, Face Style, Standart Views e Parallel Projection.

 

Ferramentas de visualização:

Aprendendo a manusear a área de trabalho com as ferramentas Zoom, Pan, Orbit, Previews e Next.

 

Desenhando com o SketchUp:

Ferramentas de desenhos, trabalhando com medidas exatas com as ferramentas Rectangle, Arc, Freehand, Polygon e Line.

 

Ferramentas de Alteração:

Offset, Push/Pull, Rotate, Scale, Fallowme e Mirror.

 

Ferramenta Move:

Ferramenta Move e suas funções adicionais.

 

Ferramentas de Medidas:

Trabalhando com ferramentas de dimensão e configuração de eixos: Tape Measure, Protractor, Axes e Dimension.

 

Ferramentas de Texto e Texto 3D:

Criando cotas e trabalhando com textos especiais: Dimension, Text e 3D Text.

 

Organizando o Projeto:

Criando componentes e grupos otimizando o fluxo de trabalho.

 

Aplicação de Materiais e Biblioteca Online:

Aplicando materiais no projeto, trabalhando com a biblioteca online 3Dwarehouse.

 

Sombras e Cenas:

Aplicando sombras (Shadows) e criando vídeos através das cenas.

 

Impressão e layout:

Exportando arquivo para o Layout, criando vistas e configurando a impressão.

 

Desenvolvendo um Projeto:

Aplicação das ferramentas aprendidas no decorrer do curso, criando um projeto para demonstração através de vídeo.

O Microsoft Project fornece eficientes ferramentas de gerenciamento de projeto com a combinação certa de usabilidade, eficiência e flexibilidade, de modo que possa gerenciar projetos com mais eficiência e eficácia. Você pode manter-se informado e controlar o trabalho, as agendas e as finanças do projeto, manter as equipes de projeto alinhadas e ser mais produtivo.

 

Conteúdo Programático:

Introdução

Abordagem dos componentes que constituem o MS Project.

 

Modos de Exibição

Como extrair as informações necessárias nos modos de exibição, qual é a mais interessante para determinadas informações, além de como utilizá-las; Faixa de Opções.

 

Análise de um projeto existente

Controlar um projeto depois de planejado e a importância da Linha de Base.

 

Criar um novo projeto

Configurar o MS Project com dados iniciais para a criação de um novo projeto.

 

Trabalhar com tarefas

Inserir e manipular as tarefas, bem como seus componentes (duração e vínculos).

 

Trabalhar com recursos

Inserir e manipular os recursos, bem como seus componentes (curso e disponibilidade). Além é claro, da distribuição de recursos entre as tarefas.

 

Compartilhamento de recursos entre projetos

Trabalhar com o mesmo grupo de recursos para mais de um projeto.

 

Tratar a superalocação de recursos

O que fazer quando o projeto está consumindo mais recursos do que estava previsto.

 

Custos

Gerar uma relação de custos do projeto seja para um orçamento ou para comparar o que foi previsto com o que realmente está ocorrendo.

 

Formatação

Utilizar modelos ou mesmo criar seus próprios modelos para serem utilizados.

 

Relatórios

Extrair as informações necessárias em forma de relatórios para uma futura análise.

 

Campos personalizados

Criar campos personalizados de acordo com a necessidade do projeto, e utilizar fórmulas em campos personalizados.

 

Dicas

Dicas de utilização do MS Project para obter ganhos na análise dos dados de um projeto.

 

Exercícios

Ao longo de todo o curso serão propostos exercícios para uma melhor fixação e entendimento dos assuntos abordados.