Se o seu currículo precisa de uma turbinada, o Empresarial Pleno é ideal. Nele você aprende a gerenciar seu micro, criar e editar textos e planilhas, técnicas de digitação avançada, criar apresentações de alto nível para uma reunião ou apresentação de um trabalho escolar ou palestra com o PowerPoint. Já com o Access você poderá criar um banco de dados para gerenciar trabalhos mais complexos, podendo fazer cadastros, consultas, gerar relatórios com um visual muito semelhante a um software.
O Windows é o mais famoso Sistema Operacional, mundialmente conhecido e comercializado. Este curso propõe conhecer seu ambiente multitarefa em um visual diferenciado, os principais aplicativos, trabalhar com arquivos e pastas, utilizando também de dispositivos externos para transferência de informações, tais como pen drive, CD e câmera digital.
Windows
Utilidade do Computador; Área de Trabalho (botão Iniciar, Barra de Tarefas, Ícones, Barra Lateral do Windows); Ambiente Multitarefa; Janelas; Menus; Caixa de diálogo; Botões Minimizar, Maximizar/ Restaurar, Fechar.
Aplicativos do Windows
Bloco de Notas; WordPad; Paint; Calculadora; Windows Explorer; Lixeira; Executar; Windows Media Player; Windows Movie Maker; Galeria de Fotos do Windows; Pesquisa e Pesquisa Avançada; Ajuda e Suporte.
Pastas Comuns do Sistema
Documentos; Imagens; Músicas; Vídeos; Jogos.
Painel de Controle
Contas de Usuário; Controle dos Pais; Windows Update; Windows Defender; Data e Hora; Programas, Aparência e Personalização (Cor e Aparência, Plano de Fundo, Proteção de Tela, Configuração de Vídeo).
Disco Rígido
O que é Disco Rígido; Partição do Disco; Volume de Dados.
Computador
Modos de Exibição; Unidades de Disco; Pastas e Arquivos; Abrir Arquivo, Criar Pasta, Copiar/Recortar/Mover/Colar Arquivos e Pastas; Seleção de Arquivos e Pastas; Excluir e Restaurar Arquivos; Propriedades do Arquivo; Arquivo Oculto; Configurações Avançadas.
Pen drive
Conectar pen drive no computador; Formatar pen drive; Transferir arquivos do computador para o pen drive, e vice-versa, abrir arquivo do pen drive, Remover pen drive com segurança.
Imagens Digitais
Ligar Câmera digital; Conectar ao cabo USB; Importar Fotos; Visualizar e Manipular Fotos; Remover Câmera digital com segurança.
Gravar CD
Tipos de CD/DVD; Drive de CD/DVD; Gravar arquivos, Visualizar conteúdo do CD; Ejetar CD do drive; Limpeza do CD; Ejeção de Emergência.
Windows Live Movie Maker
Importando fotos; criar filme automático; Criar seu próprio filme com efeitos, transições, títulos e créditos; Publicar filme no computador e no DVD; Salvar projeto do filme.
Windows Aero
Efeitos de Vidro, Windows Flip 3D, Alternar entre janelas, Miniaturas das Janelas na Barra de Tarefas.
Introdução ao Pacote Office
Breve introdução ao Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint.
Impressão de Arquivo
O Microsoft Word é o processador de texto mais utilizado no mundo. Oferece um formidável conjunto de recursos, que proporcionam aos usuários facilidade, exatidão, conforto e velocidade para elaborar e manipular documentos. Este aplicativo ajuda a criar documentos de excelente aparência profissional de forma mais rápida e fácil.
Interface Gráfica
Utilidade do Computador, Área de Trabalho (botão Iniciar, Barra de Tarefas, Ícones, Barra Lateral do Windows), Ambiente Multitarefa, Janelas, Menus, Caixa de diálogo, Botões Minimizar, Maximizar/ Restaurar, Fechar.
Aplicativos do Windows
Barra de título, Botão Office, Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, Faixa de Opções (Guias, Tabs e Grupos), Área do Documento, Identificar Botões.
Conceitos Básicos
Digitação básica, Métodos de Seleção, Rolagem do Mouse, Desfazer/Refazer, Mini Barra de Ferramentas, Salvar documento, Salvar como, Formato de Arquivo, Abrir Arquivo, Criar novo documento, Fechar documento, Fechar programa.
Guia Página Inicial
Copiar, Colar, Recortar, Formatar Pincel, Fonte, Tamanho da Fonte, Aumentar Fonte, Reduzir Fonte, Cor da Fonte, Negrito, Itálico, Sublinhado, Maiúsculas e Minúsculas, Sobrescrito, Subscrito, Taxado, Caixa de diálogo Fonte, Cor do Realce do Texto, Limpar Formatação, Alinhamento do Parágrafo, Espaçamento entre Linhas e Parágrafo, Caixa de diálogo Parágrafo, Recuo do Parágrafo, Tabulação, Marcadores Numeração, Estilos Rápidos, Bordas, Selecionar.
Guia Inserir
Tabelas (Selecionar tabela, Classificar dados, Inserir linhas e colunas, Mesclar células, Altura da Linha, Largura da Coluna, Alinhamento, Formatar Dados, Sombreamento das Células, Alterar borda da tabela, Galeria de Estilos Rápidos, Desenhar Tabela, Desenhar Colunas e Linhas, Borracha, Alterar estilo de Caneta) Imagem (Inserir imagem, Guia Formatar, Estilo Visual da Imagem, Borda da Imagem, Estilos de Imagem, Posição da Imagem, Brilho, Contraste, Recolorir, Redefinir, Tamanho da Imagem), Clip-Art (Inserir Clip-Art, Quebra Automática de Texto, Cortar Clip-Art, Definir Cor Transparente, Redefinir Imagem, Fechar Painel Clip-Art, Inserir Legenda, Tela de Desenho, Agrupar Objetos), Formas (Inserir Formas, Estilo Visual da Forma, Preenchimento a Forma, Contorno da Forma, Alterar Forma, Efeitos de Sombra, Deslocar Sombra, Adicionar Texto, Editar Texto, Redimensionar Forma, Mover, Posição da Forma, Quebra Automática de Texto, Girar, Remover/Realçar o Formato da Forma), Cabeçalho e Rodapé (Inserir Cabeçalho, Ir para o Rodapé, Número de Página, Ir para o Cabeçalho, Visualizar Cabeçalho e Rodapé, Remover Cabeçalho e Rodapé),WordArt (Inserir WordArt, Editar Texto, Espaçamento do WordArt, Igualar Altura, Texto Vertical, Alterar Estilo do WordArt, Alterar Preenchimento, Alterar Forma, Efeitos de Sombra, Deslocar Sombra, Efeitos 3D, Inclinar Perspectiva, Redimensionar WordArt).
Guia Layout da Página
Margens, Configurar Página, Orientação, Tamanho, Caixa de diálogo Configurar Página, Marca d’água.
Visualização e Impressão do Documento
Controle de Zoom, Botão de Rolagem, Leitura em Tela Inteira, Visualização de Impressão, Visualizar mais páginas, Imprimir, Impressão Rápida.
Teclas de Atalho
KeyTips
O Microsoft PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações em slides, cujo objetivo é informar sobre um determinado assunto ou tema. Podendo inserir imagens, sons, tabelas, organogramas, gráficos e textos que possam ser animados de diversas maneiras.
Interface Gráfica
Barra de título, Botão Office, Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, Faixa de Opções (Guias, Tabs e Grupos), Área do Slide, Guia Miniaturas, Painel Anotações, Barra de Status, Identificar Botões.
Conceitos Básicos
O que é uma apresentação, O que são Layouts, Componentes dos Slides, Digitação básica, Criar nova apresentação, Métodos de Seleção, Rolagem do Mouse, Desfazer/Refazer, Mini Barra de Ferramentas, Salvar Apresentação, Salvar como, Salvar como Apresentação, Salvar como Versão Anterior, Salvar como Página da Web, Abrir Apresentação, Fechar Apresentação, Fechar Programa.
Guia Página Inicial
Copiar, Colar, Recortar, Formatar Pincel, Novo Slide, Layout, Redefinir, Excluir, Fonte, Tamanho da Fonte, Aumentar e Diminuir Tamanho da Fonte, Limpar Formatação, Negrito, Itálico, Sublinhado, Sombra, Maiúsculas e Minúsculas, Espaçamento entre Caracteres, Cor da Fonte, Alinhamento de texto, Colunas, Espaçamento entre linhas e parágrafos, Marcadores, Alinhar Texto, Selecionar.
Guia Inserir
Tabelas, Clip-Art, Álbum de Fotografias, Formas, SmartArt, Gráfico, Caixa de Texto, WordArt, Data e Hora, Número do Slide, Filme, Som.
Guia Design
Configurar Página, Orientação do Slide, Tema, Cores do Tema, Fontes do Tema, Efeitos do Tema, Estilos de Plano de Fundo, Ocultar Gráficos do Plano de Fundo.
Guia Animações
Visualizar, Animação Personalizada, Esquema de Transição.
Guia Apresentação de Slides
Do Começo, Do Slide Atual, Testar Intervalos.
Guia Exibição
Slide Mestre (Disposição do Modo Slide Mestre, Dicas para criar o design do Layout, Inserir Número no Slide, Inserir Rodapé, Inserir Data e hora, Fechar Modo Slide Mestre, Usar design criado).
Visualização do Slide
Imprimir Arquivo
Teclas de Atalho
KeyTips
É indicado para pessoas interessadas em elaborar planilhas simples, sem a necessidade de se aprofundar nos recursos avançados.
O objetivo do curso é utilizar o Microsoft Excel como ferramenta para administrar seu fluxo financeiro, criando fórmulas básicas, cálculos em tempo real, gráficos e outros elementos que tornarão seu trabalho mais simples e prático.
Introdução
Conceitos; Novidades da versão; Teclas de atalho e de acesso; Elementos da janela; Botão Office; Faixa de opções; Dimensões da Planilha; Navegação nas guias; Pasta de trabalho; Salvar Arquivo.
Dados da Planilha
Inserir dados e fórmulas; Confirmar dados; Cancelar dados; Modificar o conteúdo da célula;
Selecionar células seqüenciais; Selecionar toda planilha; Utilizar comandos da Área de
Transferência; Largura das colunas; Altura das linhas; Ir para; Inserir e excluir linhas; Inserir e excluir colunas; Inserir e excluir células, Preenchimentos sequenciais; Opções do Excel;
Listas Personalizadas.
Formatação
Modos de seleção de células; Alinhamento das células; Alinhamento horizontal; Alinhamento vertical; Orientação; Inserir bordas nas células; Retirar as bordas das células; Número de casas decimais de uma célula; Cor de preenchimento das células; Formatar dados numéricos; Datas e horas; Moeda; Estilos predefinidos de formatação.
Fórmulas e Funções
Ponto de cópia; Hierarquia dos operadores aritméticos; Regras para inserção de fórmulas;
Alterar fórmulas; Cálculos com porcentagens; Fixando referências de células em fórmulas;
Copiar com índice fixo; Assistente de função; Tipos de argumento; Função SOMA; Função
MÉDIA; Função SE; Funções com mais de duas possibilidades; Funções MÍNIMO e
MÁXIMO; Nomeando referências; Nomeando uma célula; Aplicando o nome em fórmulas;
Indicadores de fórmulas na barra de status; Referências entre planilhas; Referências
tridimensionais.
Planilhas
Guias das planilhas; Mover planilha; Inserir e Excluir planilhas; Renomear planilhas.
Gráficos
Tipos de gráficos e suas especificações; Criar gráficos; Guia Ferramentas de Gráfico;
Subguia Design; Mover Gráfico; Alterar Tipo de Gráfico; Selecionar Dados; Alterando a cor
das barras; Sub Guia Layout; Modificando o eixo vertical; Adicionando o título do gráfico;
Inserindo plano de fundo; Subguia Formatar; Alterando a cor de fundo; Layout Rápido;
Rotação 3D; Séries de dados.
Carga Horária: 144 horas-aula