Arquitetura Profissional
O curso terá como foco o ambiente do programa, suas principais ferramentas de desenho e como usá-las em projetos técnicos. Ao longo do curso será apresentado teorias e, em seguida, aplicações em exercícios propostos. Os exercícios alternam desde desenhos de mecânica e arquitetura, para que pratique os comandos nessas duas modalidades, entre outras.
Conceitos Básicos:
Configurar espaço de trabalho, Unidade de Medida do desenho,
Coordenadas:
Absoluta, Relativa e Polar, Funções do Teclado, Comandos de visualização com Zoom e Pan.
Métodos de Seleção:
Entidades brilham, Métodos de seleção: Window, Window Polygon, Crossing e Crossing Polygon, Fence, Excluir objetos da seleção, Quick Select.
Comandos de Desenho:
Line, Ray, Construction Line, Polyline, Polygon, Rectangle, Arc, Circle, Donut, Ellipse, Table, Point, Hatch, Gradient, Revision Cloud, Sketch.
Comandos de Edição:
Erase, Copy, Mirror, Offset, Array, Move, Rotate, Scale, Stretch, Lengthen, Trim, Extend, Break, Break at Point, Chamfer, Fillet, Explode, Draw Order, Edit Polylin, Join, Isolate Objects.
Comandos de Texto:
Single Line Text, Multiline Text, Mtext Columns, Mtext Background Mask, Mtext Line Spacing, Mtext Symbol, Text Style, Tab Text Editor.
Comandos de Tabela:
Table e suas configurações.
Comandos de Dimensão:
Linear, Aligned, Arc Length, Ordinate, Radius, Jogged, Diameter, Angular, Quick Dimension, Baseline, Continue,Tolerance, Center, Mark, Inspection, Jogged Line, Dimension Space, Dimension Break, Baseline Spacing, Dimension Edit, Dimension Text Edit, Override, Update, Dim Style Control e Dimension Style.
Multileader:
Multileader Style Manager, Comandos: Multileader, Add Leader, Remove Leader, Multileader Aign, Multileader Collect.
Comandos Auxiliares:
Temporary Track Point, From, Endpoint,Midpoint, Mid Between 2 Points, Intersection, Apparent Intersection, Extension, Center, Quadrant, Tangent, Perpendicular, Parallel, Insert, Node, Nearest, None, Object Settings.
Recursos Auxiliares:
Snap Mode, Grid Display, Ortho Mode, Polar Tracking, Object Snap Tracking, Object Snap, Show/Hide Lineweight, Transparency, Dynamic Input.
Função dos Grips
Propriedades dos Objetos:
Paleta Properties, Object Color, Lineweight, Linetype Manager, Global scale factor, Transparency, List.
Layers:
Paleta Layer Properties Manager (Status, Name, On, Freeze, Lock, Color, Linetype, Lineweight, Transparency, Plot Style, Plot, Description, New Layer, Delete Layer e Set Current). Definir os objetos nos devidos layers; Mover objetos de um layer para outro;
Configurar esmaecimento de um layer bloqueado; Transparência em layers. Barras de Ferramentas: Standard, Styles, Workspaces, Layers, Properties, Draw, Modify, Object Snap, Barra de Status, Draw Order, Inquiry, Dimension.
Mensurar Desenho:
Measure: Distance, Radius, Area, Volume.
Neste módulo serão apresentadas ferramentas para agilizar ainda mais a criação de projetos e trabalhando com a interface Drafting & Annotation. Além disso, plotagem do projeto em escala, criação de carimbo, penas PLT e PDF, etc. Breve introdução ao ambiente tridimensional.
Desenhos Isométricos:
Configurar área de trabalho. Elipses isométricas. Utilização do Dynamic Input. Dimensionar desenho isométrico
Comandos de Desenho:
Multiline, Point, Inserção e Formatação de Tabelas, Spline para criação de curvas de nível.
Recursos e Comandos para Gerenciamento de Arquivos:
Usando o comando Shell para criação de pastas. Trabalhando com o Tool Palettes para inserir Blocos Dinâmicos. Paleta Design Center para reaproveitar blocos e estilos de outros arquivos em um novo projeto. Verificação Ortográfica. Localizar & Substituir. Quick Properties. QuickCalc; Seleção de objetos via Quick Select.
Área de Transferência:
Copiar desenho como imagem bitmap e vetor.
Blocos:
Criação e edição bloco para inserção em projetos. Comportamento dos blocos em layers diferentes. Exportando blocos em arquivos externos. Criação de uma biblioteca de blocos. Definindo ponto base do bloco. Inserção de arquivos externos como bloco.
Annotative:
Criar e trabalhar com estilos annotatives: cotas, hachuras, texto. Atribuir escalas annotatives em objetos. Escala a de anotação (Annotation Scale) e seus recursos (Annotation Visible, Automatically Add Scales). Plotagem: Unidade de medida do desenho. Plotagem no Model Space e Paper Space (Layout), gerando impressão em papel. Instalando plotters para criação de arquivos PLT e PDF. Criação de Estilos de Plotagem (Penas).
Layout:
Inserção e Exclusão de Layouts. Configuração do Layout em diversos tamanhos de folha e alteração das margens. Criação de molduras, legendas e carimbo. Definindo atributos fixos e variáveis, inserção de imagem para compor o carimbo. Definindo Viewport e atribuindo escala ao desenho via Zoom Scale e Viewport Scale. Bloquear Viewport. Congelar layers no Viewport ativo.
Template (Modelo):
Salvando o Layout como um Template para aplicá-los em projetos existentes e futuros.
XREF:
Visão Geral, Anexando arquivos externos. Notificação de XREF anexado ao arquivo, Paleta External References. Comando XBIND. Converter XREF em bloco LOCAL (Binnd x Insert).
Options:
Files, Display, Open and Save, Plot and Publish, System, User Preferences, Drafting, 3D Modeling, Selection, Profiles.
Salvar arquivo em versão anterior
Comandos para Manipulação de Arquivos:
Serão vistos comandos para recuperação de arquivos corrompidos, reparação de erros, eliminação de objetos sobrepostos, redução do tamanho do arquivo, além de excluir estilos e blocos que não foram utilizados, assim, reduzindo o tamanho do arquivo. Esses comandos são Recover, Audit, Overkill e Purge.
Introdução ao Ambiente 3D:
O que é um modelo 3D. Sombreamento e Renderização. Dimensão no Eixo Z. Visualização em 3D. Volume de objetos em 3D. Plotar desenho 3D. Retornar a vista 2D.
O Revit é um software que permite criar e manter os projetos Autodesk Revit Architecture (arquitetônicos, estruturais e de instalações) consistentes, completos e funcionais em relação à execução de suas etapas.
Introdução
Introdução ao Revit; O que é o BIM?; Interface do programa; Zoom
Projeto
Criando um projeto;Alterando unidades de medidas; Níveis; Eixos; Templates.
Paredes
Criando paredes; Paleta Properties; Option Bar; Modificando Paredes; Cotas; Estilo Visual; Notas de Texto; Dimension Style.
Ferramentas de Edição
Comando Copy; Rotate; Mirror; Offset; Trim;Align; Move; Scale; Split;Array
Portas e Janelas
Inserindo portas e janelas; Criando novos tipos de portas e janelas; Carregando tipos de portas e janelas; ViewCube; Purge.
Pisos e Forros
Conhecendo os comandos Floor e Ceiling; Seleção de Objetos; Ocultar e Isolar elementos e categorias.
Telhados e Terrenos
Criando Telhados; Editando Telhados; Planos de Referência; Criando Terrenos; Importando arquivos CAD; TopoSurface; Building Pad.
Materiais
Manipulando Materiais; Biblioteca de Materiais; Ferramenta Paint
Aberturas
Criando aberturas em pisos e forros; Editando perfis de paredes; Criação de Shaft
Parede de Vidro
Curtain Wall; Grids e Mullions; Editando os perfis dos Mullions.
Escadas, Rampas e Guarda-corpo
Criando escadas por croqui e por componentes; Propriedades das escadas; Criando
Rampas; Manipulando Guarda-corpo.
Componentes e Cortes
Inserindo família de componentes no projeto; Criando Cortes.
Pranchas (Sheets)
Preparando o projeto para impressão; Inserindo as folhas no projeto; Editando as folhas.
O SketchUp é um modelador 3D utilizado por profissionais das áreas de arquitetura, design, mecânica, paisagismo, interiores e topografia que permite o profissional desenvolver um modelo tridimensional para apresentação do projeto tanto de ambientes externos como internos, criação de vídeos, fotos, estudos de insolação, aplicação de texturas, layouts, entre outros recursos que tornam a apresentação mais clara e objetiva.
Introdução:
Conhecendo a interface, Face Style, Standart Views e Parallel Projection.
Ferramentas de visualização:
Aprendendo a manusear a área de trabalho com as ferramentas Zoom, Pan, Orbit, Previews e Next.
Desenhando com o SketchUp:
Ferramentas de desenhos, trabalhando com medidas exatas com as ferramentas Rectangle, Arc, Freehand, Polygon e Line.
Ferramentas de Alteração:
Offset, Push/Pull, Rotate, Scale, Follow me e Mirror.
Ferramenta Move:
Ferramenta Move e suas funções adicionais.
Ferramentas de Medidas:
Trabalhando com ferramentas de dimensão e configuração de eixos: Tape Measure, Protractor, Axes e Dimension.
Ferramentas de Texto e Texto 3D:
Criando cotas e trabalhando com textos especiais: Dimension, Text e 3D Text.
Organizando o Projeto:
Criando componentes e grupos otimizando o fluxo de trabalho.
Aplicação de Materiais e Biblioteca Online:
Aplicando materiais no projeto, trabalhando com a biblioteca online 3Dwarehouse.
Sombras e Cenas:
Aplicando sombras (Shadows) e criando vídeos através das cenas.
Impressão e layout:
Exportando arquivo para o Layout, criando vistas e configurando a impressão.
Desenvolvendo um Projeto:
Aplicação das ferramentas aprendidas no decorrer do curso, criando um projeto para demonstração através de vídeo.
Introdução ao 3ds Max
Interface do Programa; Viewports; Modos de Navegação; Viewcube; Zoom.
Standard Primitives e Extended Primitives
Conhecendo o Command Panel; Manipular as ferramentas Standard e Extended Primitives como: box, cylinder, plane, sphere, pyramid, teapot, capsule, hedra, chamferbox, entre outras.
Formas de seleção
Select Object; Select by Name; Select Region; Window/Crossing.
Comandos
Move; Rotate; Scale; Array; Mirror; Align; Tape; Manage Layer; Snaps.
Criação e edição de formas 2D
Shapes: Line, Rectangle, Circle, Ellipse, Arc, Donut, Ngon, Star, Helix, Text; Edição de Line: Vertex, Segment, Spline.
Objetos de Arquitetura
Doors; Windows; Stairs; AEC Extended.
Modificadores e Componentes
Twist, Bend, Taper, Noise, Push, Free Form Deformers; Edit Mesh, Tessellate, TurboSmooth, Squeeze; Display dos Objetos (Hide e Free); Isolate Selection; Spherify, Wave, Lattice; Lathe, Extrude, Bevel; Sweep; Loft; Componentes: ShapeMerge, Boolean.
Interação com outros programas
Importar arquivos CAD; Mesclar arquivos; Criar planta 3D.
Materiais
Manipulando o Material Editor; Compact Material Editor e Slate Material Editor.
Câmeras e Luzes
Manipulando Câmeras; Luzes Standard; Luzes Fotométricas.
Renderização
Manipulando o Render Setup; Renderizador Mental Ray; Salvando imagens renderizadas.
Carga Horária: 175 horas-aula
Arquitetura Profissional Plus
O curso terá como foco o ambiente do programa, suas principais ferramentas de desenho e como usá-las em projetos técnicos. Ao longo do curso será apresentado teorias e, em seguida, aplicações em exercícios propostos. Os exercícios alternam desde desenhos de mecânica e arquitetura, para que pratique os comandos nessas duas modalidades, entre outras.
Conceitos Básicos:
Configurar espaço de trabalho, Unidade de Medida do desenho,
Coordenadas:
Absoluta, Relativa e Polar, Funções do Teclado, Comandos de visualização com Zoom e Pan.
Métodos de Seleção:
Entidades brilham, Métodos de seleção: Window, Window Polygon, Crossing e Crossing Polygon, Fence, Excluir objetos da seleção, Quick Select.
Comandos de Desenho:
Line, Ray, Construction Line, Polyline, Polygon, Rectangle, Arc, Circle, Donut, Ellipse, Table, Point, Hatch, Gradient, Revision Cloud, Sketch.
Comandos de Edição:
Erase, Copy, Mirror, Offset, Array, Move, Rotate, Scale, Stretch, Lengthen, Trim, Extend, Break, Break at Point, Chamfer, Fillet, Explode, Draw Order, Edit Polylin, Join, Isolate Objects.
Comandos de Texto:
Single Line Text, Multiline Text, Mtext Columns, Mtext Background Mask, Mtext Line Spacing, Mtext Symbol, Text Style, Tab Text Editor.
Comandos de Tabela:
Table e suas configurações.
Comandos de Dimensão:
Linear, Aligned, Arc Length, Ordinate, Radius, Jogged, Diameter, Angular, Quick Dimension, Baseline, Continue,Tolerance, Center, Mark, Inspection, Jogged Line, Dimension Space, Dimension Break, Baseline Spacing, Dimension Edit, Dimension Text Edit, Override, Update, Dim Style Control e Dimension Style.
Multileader:
Multileader Style Manager, Comandos: Multileader, Add Leader, Remove Leader, Multileader Aign, Multileader Collect.
Comandos Auxiliares:
Temporary Track Point, From, Endpoint,Midpoint, Mid Between 2 Points, Intersection, Apparent Intersection, Extension, Center, Quadrant, Tangent, Perpendicular, Parallel, Insert, Node, Nearest, None, Object Settings.
Recursos Auxiliares:
Snap Mode, Grid Display, Ortho Mode, Polar Tracking, Object Snap Tracking, Object Snap, Show/Hide Lineweight, Transparency, Dynamic Input.
Função dos Grips
Propriedades dos Objetos:
Paleta Properties, Object Color, Lineweight, Linetype Manager, Global scale factor, Transparency, List.
Layers:
Paleta Layer Properties Manager (Status, Name, On, Freeze, Lock, Color, Linetype, Lineweight, Transparency, Plot Style, Plot, Description, New Layer, Delete Layer e Set Current). Definir os objetos nos devidos layers; Mover objetos de um layer para outro;
Configurar esmaecimento de um layer bloqueado; Transparência em layers. Barras de Ferramentas: Standard, Styles, Workspaces, Layers, Properties, Draw, Modify, Object Snap, Barra de Status, Draw Order, Inquiry, Dimension.
Mensurar Desenho:
Measure: Distance, Radius, Área, Volume.
Neste módulo serão apresentadas ferramentas para agilizar ainda mais a criação de projetos e trabalhando com a interface Drafting & Annotation. Além disso, plotagem do projeto em escala, criação de carimbo, penas PLT e PDF, etc. Breve introdução ao ambiente tridimensional.
Desenhos Isométricos:
Configurar área de trabalho. Elipses isométricas. Utilização do Dynamic Input. Dimensionar desenho isométrico
Comandos de Desenho:
Multiline, Point, Inserção e Formatação de Tabelas, Spline para criação de curvas de nível.
Recursos e Comandos para Gerenciamento de Arquivos:
Usando o comando Shell para criação de pastas. Trabalhando com o Tool Palettes para inserir Blocos Dinâmicos. Paleta DesignCenter para reaproveitar blocos e estilos de outros arquivos em um novo projeto. Verificação Ortográfica. Localizar & Substituir. Quick Properties. QuickCalc; Seleção de objetos via Quick Select.
Área de Transferência:
Copiar desenho como imagem bitmap e vetor.
Blocos:
Criação e edição bloco para inserção em projetos. Comportamento dos blocos em layers diferentes. Exportando blocos em arquivos externos. Criação de uma biblioteca de blocos. Definindo ponto base do bloco. Inserção de arquivos externos como bloco.
Annotative:
Criar e trabalhar com estilos annotatives: cotas, hachuras, texto. Atribuir escalas annotatives em objetos. Escala a de anotação (Annotation Scale) e seus recursos (Annotation Visible, Automatically Add Scales). Plotagem: Unidade de medida do desenho. Plotagem no Model Space e Paper Space (Layout), gerando impressão em papel. Instalando plotters para criação de arquivos PLT e PDF. Criação de Estilos de Plotagem (Penas).
Layout:
Inserção e Exclusão de Layouts. Configuração do Layout em diversos tamanhos de folha e alteração das margens. Criação de molduras, legendas e carimbo. Definindo atributos fixos e variáveis, inserção de imagem para compor o carimbo. Definindo Viewport e atribuindo escala ao desenho via Zoom Scale e Viewport Scale. Bloquear Viewport. Congelar layers no Viewport ativo.
Template (Modelo):
Salvando o Layout como um Template para aplicá-los em projetos existentes e futuros.
XREF:
Visão Geral, Anexando arquivos externos. Notificação de XREF anexado ao arquivo, Paleta External References. Comando XBIND. Converter XREF em bloco LOCAL (Binnd x Insert).
Options:
Files, Display, Open and Save, Plot and Publish, System, User Preferences, Drafting, 3D Modeling, Selection, Profiles.
Salvar arquivo em versão anterior
Comandos para Manipulação de Arquivos:
Serão vistos comandos para recuperação de arquivos corrompidos, reparação de erros, eliminação de objetos sobrepostos, redução do tamanho do arquivo, além de excluir estilos e blocos que não foram utilizados, assim, reduzindo o tamanho do arquivo. Esses comandos são Recover, Audit, Overkill e Purge.
Introdução ao Ambiente 3D:
O que é um modelo 3D. Sombreamento e Renderização. Dimensão no Eixo Z. Visualização em 3D. Volume de objetos em 3D. Plotar desenho 3D. Retornar a vista 2D.
O curso tem por objetivo familiarizar o usuário com o uso do 3ds Max com base em todos os seus recursos fundamentais para a criação de maquetes eletrônicas (modelos tridimensionais) e conceitos de animação, tornando-o apto a utilizar toda a gama de comandos 3D, aproveitando as inúmeras vantagens deste poderoso software.
Introdução ao 3ds Max
Interface do Programa; Viewports; Modos de Navegação; Viewcube; Zoom.
Standard Primitives e Extended Primitives
Conhecendo o Command Panel; Manipular as ferramentas Standard e Extended Primitives como: box, cylinder, plane, sphere, pyramid, teapot, capsule, hedra, chamferbox, entre outras.
Formas de seleção
Select Object; Select by Name; Select Region; Window/Crossing.
Comandos
Move; Rotate; Scale; Array; Mirror; Align; Tape; Manage Layer; Snaps.
Criação e edição de formas 2D
Shapes: Line, Rectangle, Circle, Ellipse, Arc, Donut, Ngon, Star, Helix, Text; Edição de Line: Vertex, Segment, Spline.
Objetos de Arquitetura
Doors; Windows; Stairs; AEC Extended.
Modificadores e Componentes
Twist, Bend, Taper, Noise, Push, Free Form Deformers; Edit Mesh, Tessellate, TurboSmooth, Squeeze; Display dos Objetos (Hide e Free); Isolate Selection; Spherify, Wave, Lattice; Lathe, Extrude, Bevel; Sweep; Loft; Componentes: ShapeMerge, Boolean.
Interação com outros programas
Importar arquivos CAD; Mesclar arquivos; Criar planta 3D.
Materiais
Manipulando o Material Editor; Compact Material Editor e Slate Material Editor.
Câmeras e Luzes
Manipulando Câmeras; Luzes Standard; Luzes Fotométricas.
Renderização
Manipulando o Render Setup; Renderizador Mental Ray; Salvando imagens renderizadas.
O Revit é um software que permite criar e manter os projetos Autodesk Revit Architecture (arquitetônicos, estruturais e de instalações) consistentes, completos e funcionais em relação à execução de suas etapas.
Introdução
Introdução ao Revit; O que é o BIM?; Interface do programa; Zoom
Projeto
Criando um projeto;Alterando unidades de medidas; Níveis; Eixos; Templates.
Paredes
Criando paredes; Paleta Properties; Option Bar; Modificando Paredes; Cotas; Estilo Visual; Notas de Texto; Dimension Style.
Ferramentas de Edição
Comando Copy; Rotate; Mirror; Offset; Trim;Align; Move; Scale; Split;Array
Portas e Janelas
Inserindo portas e janelas; Criando novos tipos de portas e janelas; Carregando tipos de portas e janelas; ViewCube; Purge.
Pisos e Forros
Conhecendo os comandos Floor e Ceiling; Seleção de Objetos; Ocultar e Isolar elementos e categorias.
Telhados e Terrenos
Criando Telhados; Editando Telhados; Planos de Referência; Criando Terrenos; Importando arquivos CAD; TopoSurface; Building Pad.
Materiais
Manipulando Materiais; Biblioteca de Materiais; Ferramenta Paint
Aberturas
Criando aberturas em pisos e forros; Editando perfis de paredes; Criação de Shaft
Parede de Vidro
Curtain Wall; Grids e Mullions; Editando os perfis dos Mullions.
Escadas, Rampas e Guarda-corpo
Criando escadas por croqui e por componentes; Propriedades das escadas; Criando
Rampas; Manipulando Guarda-corpo.
Componentes e Cortes
Inserindo família de componentes no projeto; Criando Cortes.
Pranchas (Sheets)
Preparando o projeto para impressão; Inserindo as folhas no projeto; Editando as folhas.
O SketchUp é um modelador 3D utilizado por profissionais das áreas de arquitetura, design, mecânica, paisagismo, interiores e topografia que permite o profissional desenvolver um modelo tridimensional para apresentação do projeto tanto de ambientes externos como internos, criação de vídeos, fotos, estudos de insolação, aplicação de texturas, layouts, entre outros recursos que tornam a apresentação mais clara e objetiva.
Introdução:
Conhecendo a interface, Face Style, Standart Views e Parallel Projection.
Ferramentas de visualização:
Aprendendo a manusear a área de trabalho com as ferramentas Zoom, Pan, Orbit, Previews e Next.
Desenhando com o SketchUp:
Ferramentas de desenhos, trabalhando com medidas exatas com as ferramentas Rectangle, Arc, Freehand, Polygon e Line.
Ferramentas de Alteração:
Offset, Push/Pull, Rotate, Scale, Follow me e Mirror.
Ferramenta Move:
Ferramenta Move e suas funções adicionais.
Ferramentas de Medidas:
Trabalhando com ferramentas de dimensão e configuração de eixos: Tape Measure, Protractor, Axes e Dimension.
Ferramentas de Texto e Texto 3D:
Criando cotas e trabalhando com textos especiais: Dimension, Text e 3D Text.
Organizando o Projeto:
Criando componentes e grupos otimizando o fluxo de trabalho.
Aplicação de Materiais e Biblioteca Online:
Aplicando materiais no projeto, trabalhando com a biblioteca online 3Dwarehouse.
Sombras e Cenas:
Aplicando sombras (Shadows) e criando vídeos através das cenas.
Impressão e layout:
Exportando arquivo para o Layout, criando vistas e configurando a impressão.
Desenvolvendo um Projeto:
Aplicação das ferramentas aprendidas no decorrer do curso, criando um projeto para demonstração através de vídeo.
O V-Ray é um software de renderização que utiliza técnicas avançadas para processamento fotorrealístico. O objetivo do curso é proporcionar ao aluno o conhecimento desse excelente renderizador, ensino as técnicas para renderizar imagens, explorando o uso dos materiais, das luzes e dos diversos outros recursos deste poderoso software.
Introdução ao V-Ray
Conhecendo o renderizador; Barras de Ferramentas; Painel Asset Editor
Configurações Básicas
Configurações de render; Render Output; Configurações de Câmera; Render Interativo; Region Render.
Manipulando Luzes
Luz do Sol; Luz Ambiente; Substituição de Materiais; Plane Light; Sphere Light; Omni Light; Spot Light; Luzes IES; Dome Light; Mesh Light; Barra de Ferramentas.
Materiais
Introdução aos Materiais; Editor de Materiais; Configurações Rápidas de Materiais; Criando Materiais; Textura; Bump; Material Two Sided.
Geometrias
Explorando as geometrias do V-Ray; Plano Infinito; Criando Gramas e Tapetes com a geometria Fur; Mesh Clipper.
Configurações Avançadas de Render
Batch Render; Trabalhando com Histórico; Raytrace; Iluminação Global; Render Elements; Denoiser.
Correções de Cores
Aplicando correções de cores pelo V-Ray frame buffer; Exposição; Balanço de Branco; Matiz e Saturação; Balanço de Cor; Níveis; Background.
Carga Horária: 235 horas-aula
Planejamento De Projetos
O MS Project fornece eficientes ferramentas de gerenciamento de projeto com a combinação certa de usabilidade, eficiência e flexibilidade, de modo que possa gerenciar projetos com mais eficiência e eficácia. Você pode manter-se informado e controlar o trabalho, as agendas e as finanças do projeto, manter as equipes de projeto alinhadas e ser mais produtivo.
Introdução
Abordagem dos componentes que constituem o MS Project.
Modos de Exibição
Como extrair as informações necessárias nos modos de exibição, qual é a mais interessante para determinadas informações, além de como utilizá-las; Faixa de Opções.
Análise de um projeto existente
Controlar um projeto depois de planejado e a importância da Linha de Base.
Criar um novo projeto
Configurar o MS Project com dados iniciais para a criação de um novo projeto.
Trabalhar com tarefas
Inserir e manipular as tarefas, bem como seus componentes (duração e vínculos).
Trabalhar com recursos
Inserir e manipular os recursos, bem como seus componentes (curso e disponibilidade). Além é claro, da distribuição de recursos entre as tarefas.
Compartilhamento de recursos entre projetos
Trabalhar com o mesmo grupo de recursos para mais de um projeto.
Tratar a superalocação de recursos
O que fazer quando o projeto está consumindo mais recursos do que estava previsto.
Custos
Gerar uma relação de custos do projeto seja para um orçamento ou para comparar o que foi previsto com o que realmente está ocorrendo.
Formatação
Utilizar modelos ou mesmo criar seus próprios modelos para serem utilizados.
Relatórios
Extrair as informações necessárias em forma de relatórios para uma futura análise.
Campos personalizados
Criar campos personalizados de acordo com a necessidade do projeto, e utilizar fórmulas em campos personalizados.
Dicas
Dicas de utilização do MS Project para obter ganhos na análise dos dados de um projeto.
Exercícios
Ao longo de todo o curso serão propostos exercícios para uma melhor fixação e entendimento dos assuntos abordados.
É indicado para pessoas interessadas em elaborar planilhas simples, sem a necessidade de se aprofundar nos recursos avançados.
O objetivo do curso é utilizar o Microsoft Excel como ferramenta para administrar seu fluxo financeiro, criando fórmulas básicas, cálculos em tempo real, gráficos e outros elementos que tornarão seu trabalho mais simples e prático.
Introdução
Conceitos; Novidades da versão; Teclas de atalho e de acesso; Elementos da janela; Botão Office; Faixa de opções; Dimensões da Planilha; Navegação nas guias; Pasta de trabalho; Salvar Arquivo.
Dados da Planilha
Inserir dados e fórmulas; Confirmar dados; Cancelar dados; Modificar o conteúdo da célula;
Selecionar células seqüenciais; Selecionar toda planilha; Utilizar comandos da Área de
Transferência; Largura das colunas; Altura das linhas; Ir para; Inserir e excluir linhas; Inserir e excluir colunas; Inserir e excluir células, Preenchimentos sequenciais; Opções do Excel;
Listas Personalizadas.
Formatação
Modos de seleção de células; Alinhamento das células; Alinhamento horizontal; Alinhamento vertical; Orientação; Inserir bordas nas células; Retirar as bordas das células; Número de casas decimais de uma célula; Cor de preenchimento das células; Formatar dados numéricos; Datas e horas; Moeda; Estilos predefinidos de formatação.
Fórmulas e Funções
Ponto de cópia; Hierarquia dos operadores aritméticos; Regras para inserção de fórmulas;
Alterar fórmulas; Cálculos com porcentagens; Fixando referências de células em fórmulas;
Copiar com índice fixo; Assistente de função; Tipos de argumento; Função SOMA; Função
MÉDIA; Função SE; Funções com mais de duas possibilidades; Funções MÍNIMO e
MÁXIMO; Nomeando referências; Nomeando uma célula; Aplicando o nome em fórmulas;
Indicadores de fórmulas na barra de status; Referências entre planilhas; Referências
tridimensionais.
Planilhas
Guias das planilhas; Mover planilha; Inserir e Excluir planilhas; Renomear planilhas.
Gráficos
Tipos de gráficos e suas especificações; Criar gráficos; Guia Ferramentas de Gráfico;
Subguia Design; Mover Gráfico; Alterar Tipo de Gráfico; Selecionar Dados; Alterando a cor
das barras; Sub Guia Layout; Modificando o eixo vertical; Adicionando o título do gráfico;
Inserindo plano de fundo; Subguia Formatar; Alterando a cor de fundo; Layout Rápido;
Rotação 3D; Séries de dados.
O objetivo do curso é aprimorar os conceitos adquiridos no curso de Excel básico, aprimorando os conceitos das diversas categorias de Funções do Excel, o uso de Tabelas dinâmicas, Consolidação de Dados, Testes de Hipóteses, entre outros assuntos.
Introdução
Introdução ao Excel Avançado; Usando as Validações de Dados; Formatos Personalizados.
Funções Lógicas
Explorando o Aninhamento de Funções (SE, E, OU).
Manipulando dados no Excel
Explorando o recurso Tabela; Manipulando Filtros Avançados; Subtotal; Preenchimento Relâmpago; Remover Duplicatas; Dados Externos.
Funções Pesquisa e Referência
Manipulando o uso das funções de Pesquisa e Referência do Excel: PROCV; PROCH; ÍNDICE; CORRESP; DESLOC; entre outras.
Funções Texto – Funções Data e Hora
Manipulando o uso das funções de Texto do Excel: EXT.TEXTO; ESQUERDA; DIREITA; CONCATENAR; entre outras.
Manipulando o uso das funções de Data e Hora do Excel: DIATRABALHO; DIA.DA.SEMANA; TEMPO; entre outras.
Funções Matemática e Trigonométrica – Funções Estatística
SOMASES; SOMARPRODUTO; CONT.SES; MÉDIASES; entre outras
Funções Banco de Dados – Funções Financeiras
Manipulando o uso das funções de Banco de Dados do Excel: BDSOMA; BDMÉDIA;
BDCONTAR; BDEXTRAIR; entre outras.
Manipulando o uso das funções Financeiras do Excel: VF; VP; PGTO; entre outras.
Fórmulas e Funções Matriciais do Excel – Formatação Condicional com fórmulas
Conhecer o uso das fórmulas e funções Matriciais do Excel; Tabela de Dados; Avançando no uso das Formatações Condicionais.
Tabela Dinâmica
Explorando as Tabelas Dinâmicas; Gráficos Dinâmicos; Apresentando o PowerPivot.
Consolidação de Dados – Teste de Hipóteses
Manipulando a Consolidação de Dados; Conhecendo o Teste de Hipóteses Atingir Meta; Manipulando Cenários; Usando o suplemento SOLVER.
Ferramentas de Auditoria
Auditoria de Fórmulas; Janela de Inspeção; Compartilhamento de Pasta de Trabalho.
Controles de Formulários e Macros
Manipulando o uso dos Controles de Formulários; Automatizando tarefas com o uso das Macros.
Carga Horária: 82 horas-aula