O Curso tem por objetivo familiarizar o usuário dos modeladores 3D com todos os recursos fundamentais para a criação de maquetes eletrônicas (modelos tridimensionais e conceitos de animação), tornando-o apto a utilizar toda a gama de comandos 3D, aproveitando as inúmeras vantagens deste tipo de software.
Maquete Eletrônica Básico
O SketchUp é um modelador 3D utilizado por profissionais das áreas de arquitetura, design, mecânica, paisagismo, interiores e topografia que permite o profissional desenvolver um modelo tridimensional para apresentação do projeto tanto de ambientes externos como internos, criação de vídeos, fotos, estudos de insolação, aplicação de texturas, layouts, entre outros recursos que tornam a apresentação mais clara e objetiva.
Introdução:
Conhecendo a interface, Face Style, Standart Views e Parallel Projection.
Ferramentas de visualização:
Aprendendo a manusear a área de trabalho com as ferramentas Zoom, Pan, Orbit, Previews e Next.
Desenhando com o SketchUp:
Ferramentas de desenhos, trabalhando com medidas exatas com as ferramentas Rectangle, Arc, Freehand, Polygon e Line.
Ferramentas de Alteração:
Offset, Push/Pull, Rotate, Scale, Fallowme e Mirror.
Ferramenta Move:
Ferramenta Move e suas funções adicionais.
Ferramentas de Medidas:
Trabalhando com ferramentas de dimensão e configuração de eixos: Tape Measure, Protractor, Axes e Dimension.
Ferramentas de Texto e Texto 3D:
Criando cotas e trabalhando com textos especiais: Dimension, Text e 3D Text.
Organizando o Projeto:
Criando componentes e grupos otimizando o fluxo de trabalho.
Aplicação de Materiais e Biblioteca Online:
Aplicando materiais no projeto, trabalhando com a biblioteca online 3Dwarehouse.
Sombras e Cenas:
Aplicando sombras (Shadows) e criando vídeos através das cenas.
Impressão e layout:
Exportando arquivo para o Layout, criando vistas e configurando a impressão.
Desenvolvendo um Projeto:
Aplicação das ferramentas aprendidas no decorrer do curso, criando um projeto para demonstração através de vídeo.
Introdução ao 3ds Max
Interface do Programa; Viewports; Modos de Navegação; Viewcube; Zoom.
Standard Primitives e Extended Primitives
Conhecendo o Command Panel; Manipular as ferramentas Standard e Extended Primitives como: box, cylinder, plane, sphere, pyramid, teapot, capsule, hedra, chamferbox, entre outras.
Formas de seleção
Select Object; Select by Name; Select Region; Window/Crossing.
Comandos
Move; Rotate; Scale; Array; Mirror; Align; Tape; Manage Layer; Snaps.
Criação e edição de formas 2D
Shapes: Line, Rectangle, Circle, Ellipse, Arc, Donut, Ngon, Star, Helix, Text; Edição de Line: Vertex, Segment, Spline.
Objetos de Arquitetura
Doors; Windows; Stairs; AEC Extended.
Modificadores e Componentes
Twist, Bend, Taper, Noise, Push, Free Form Deformers; Edit Mesh, Tessellate, TurboSmooth, Squeeze; Display dos Objetos (Hide e Free); Isolate Selection; Spherify, Wave, Lattice; Lathe, Extrude, Bevel; Sweep; Loft; Componentes: ShapeMerge, Boolean.
Interação com outros programas
Importar arquivos CAD; Mesclar arquivos; Criar planta 3D.
Materiais
Manipulando o Material Editor; Compact Material Editor e Slate Material Editor.
Câmeras e Luzes
Manipulando Câmeras; Luzes Standard; Luzes Fotométricas.
Renderização
Manipulando o Render Setup; Renderizador Mental Ray; Salvando imagens renderizadas.
Carga Horária: 55 horas-aula
Maquete Eletrônica Completo
O SketchUp é um modelador 3D utilizado por profissionais das áreas de arquitetura, design, mecânica, paisagismo, interiores e topografia que permite o profissional desenvolver um modelo tridimensional para apresentação do projeto tanto de ambientes externos como internos, criação de vídeos, fotos, estudos de insolação, aplicação de texturas, layouts, entre outros recursos que tornam a apresentação mais clara e objetiva.
Introdução:
Conhecendo a interface, Face Style, Standart Views e Parallel Projection.
Ferramentas de visualização:
Aprendendo a manusear a área de trabalho com as ferramentas Zoom, Pan, Orbit, Previews e Next.
Desenhando com o SketchUp:
Ferramentas de desenhos, trabalhando com medidas exatas com as ferramentas Rectangle, Arc, Freehand, Polygon e Line.
Ferramentas de Alteração:
Offset, Push/Pull, Rotate, Scale, Follow me e Mirror.
Ferramenta Move:
Ferramenta Move e suas funções adicionais.
Ferramentas de Medidas:
Trabalhando com ferramentas de dimensão e configuração de eixos: Tape Measure, Protractor, Axes e Dimension.
Ferramentas de Texto e Texto 3D:
Criando cotas e trabalhando com textos especiais: Dimension, Text e 3D Text.
Organizando o Projeto:
Criando componentes e grupos otimizando o fluxo de trabalho.
Aplicação de Materiais e Biblioteca Online:
Aplicando materiais no projeto, trabalhando com a biblioteca online 3Dwarehouse.
Sombras e Cenas:
Aplicando sombras (Shadows) e criando vídeos através das cenas.
Impressão e layout:
Exportando arquivo para o Layout, criando vistas e configurando a impressão.
Desenvolvendo um Projeto:
Aplicação das ferramentas aprendidas no decorrer do curso, criando um projeto para demonstração através de vídeo.
Introdução ao V-Ray
Conhecendo o renderizador; Barras de Ferramentas; Painel Asset Editor
Configurações Básicas
Configurações de render; Render Output; Configurações de Câmera; Render Interativo; Region Render.
Manipulando Luzes
Luz do Sol; Luz Ambiente; Substituição de Materiais; Plane Light; Sphere Light; Omni Light; Spot Light; Luzes IES; Dome Light; Mesh Light; Barra de Ferramentas.
Materiais
Introdução aos Materiais; Editor de Materiais; Configurações Rápidas de Materiais; Criando Materiais; Textura; Bump; Material Two Sided.
Geometrias
Explorando as geometrias do V-Ray; Plano Infinito; Criando Gramas e Tapetes com a geometria Fur; Mesh Clipper.
Configurações Avançadas de Render
Batch Render; Trabalhando com Histórico; Raytrace; Iluminação Global; Render Elements; Denoiser
Correções de Cores
Aplicando correções de cores pelo V-Ray frame buffer; Exposição; Balanço de Branco; Matiz e Saturação; Balanço de Cor; Níveis; Background.
Introdução ao 3ds Max
Interface do Programa; Viewports; Modos de Navegação; Viewcube; Zoom.
Standard Primitives e Extended Primitives
Conhecendo o Command Panel; Manipular as ferramentas Standard e Extended Primitives como: box, cylinder, plane, sphere, pyramid, teapot, capsule, hedra, chamferbox, entre outras.
Formas de seleção
Select Object; Select by Name; Select Region; Window/Crossing.
Comandos
Move; Rotate; Scale; Array; Mirror; Align; Tape; Manage Layer; Snaps.
Criação e edição de formas 2D
Shapes: Line, Rectangle, Circle, Ellipse, Arc, Donut, Ngon, Star, Helix, Text; Edição de Line: Vertex, Segment, Spline.
Objetos de Arquitetura
Doors; Windows; Stairs; AEC Extended.
Modificadores e Componentes
Twist, Bend, Taper, Noise, Push, Free Form Deformers; Edit Mesh, Tessellate, TurboSmooth, Squeeze; Display dos Objetos (Hide e Free); Isolate Selection; Spherify, Wave, Lattice; Lathe, Extrude, Bevel; Sweep; Loft; Componentes: ShapeMerge, Boolean.
Interação com outros programas
Importar arquivos CAD; Mesclar arquivos; Criar planta 3D.
Materiais
Manipulando o Material Editor; Compact Material Editor e Slate Material Editor.
Câmeras e Luzes
Manipulando Câmeras; Luzes Standard; Luzes Fotométricas.
Renderização
Manipulando o Render Setup; Renderizador Mental Ray; Salvando imagens renderizadas.
Filtros: Ruído, Desfoque
Filtros simples e a Inserir uma Camada de Ajuste, cuja técnica muito utilizada, pois não afeta a imagem em si.
Filtros: Tornar Nítido, Distorção, Desfoque
Filtros para a criação de Mapas de Deslocamento. Análise, ajuste e trabalho com os canais RGB.
Seleção via Caneta, Máscara de Camada
Seleção via Caneta para imagens uma imagem. Máscara de Camada, algo imprescindível para tratamento de imagem para remover o excesso de efeitos aplicados na imagem. Criar um efeito de movimento em uma imagem.
Camada de Preenchimento ou de Ajuste
O intuito não é criar apenas um efeito Matrix, mas como trabalhar com uma imagem, utilizando por diversas vezes as Camadas de preenchimento ou de ajuste, paralelamente com filtros, máscara de camada e modos de mesclagem da camada.
Correção Corporal
É utilizado o comando Dissolver (Liquify) para corrigir a estética do corpo, deixando-o num padrão considerado “perfeito”.
Maquiagem Digital
Utiliza diversos recursos com a nalidade de deixar o rosto da moça, esteticamente, perfeito. Técnica aplicada em revistas com aquela aparência de que a pessoa fez uma plástica.
Demarcadores
Utilizar a ferramenta Demarcadores (Paths), com o auxílio de réguas e grade, para criar uma ilustração. Esta ferramenta é muito utilizada para criar layouts de sites, logomarcas, qualquer tipo de vetor.
Montagem
Montagens simples e complexas, mostrando o potencial das ferramentas para composição.
Ponto de Fuga
Utiliza o comando Ponto de Fuga (Vanishing Point) para que o programa reconheça os planos em perspectiva da imagem e para fazer montagem e tratamento na imagem.
Ajustes de Cor, Ficha Ações, Processador de Imagens
Os modos de ajustes de cores e a diferença entre elas, a ficha Ações para otimizar o trabalho repetitivo. e o Processador de Imagens, que permite aplicar uma ação em um diretório.
Ferramenta Fatia, Inserir Link, Salvar para a Web, Otimização de Imagens
Uso da ferramenta Fatia para inserir links, salvando o arquivo no formato HTML, além de otimizar as imagens antes da exportação
Impressão e Manipulação do Arquivo
Cores de Prova, Configurações Predefinidas e Personalizadas, Impressão no PhotoShop, Salvar em PDF, Como salvar arquivos grandes, Considerações finais.
Animação
3D
Carga Horária: 105 horas-aula